Novidades em urologia

Saúde do Homem

De olho nos melhores cuidados

img-saude-homem01

Quando falamos em saúde do homem, lembramos logo da próstata!

E não é por acaso, é que a próstata, por vezes até esquecida, tem importantes e essenciais funções que atuam diretamente na qualidade de vida dos homens. Portanto é fato e verdadeira essa relação da saúde do homem com a próstata.

A próstata é um dos órgãos do sistema reprodutor estritamente masculino que apesar de pequena, podendo se comparar ao tamanho de uma castanha e com peso aproximado de 20 a 25 gramas é também complexa.

img-saude-homem02

Entre suas importantes funções destaco que ajuda a prevenir infecções e a saúde da uretra, através do líquido prostático produzido pela próstata além de ocupar um importante papel na fertilidade do homem, dentre outras funções.

Entretanto, ao longo dos anos é natural e esperado um aumento de seu tamanho o que pode ocorrer normalmente a partir de 40 anos, podendo acometer até 80% dos homens após os 80 anos.

O que nesses casos não se trata de um câncer.

Esse crescimento benigno da próstata é denominado HPB (Hiperplasia prostática benigna). E é sobre a HPB, um dos problemas que tenho estudado, acompanhado e tratado muito que compartilho aqui.
Algumas condições que quero destacar podem estar associadas a esse crescimento, o que direciona logo para um olhar mais atento e um acompanhamento mais criterioso que são:

dr-frederico-xavier-sintomas-hpb
dr-frederico-xavier-sintomas-HPB-mobile

Além de uma boa conversa com o paciente para entender a história clínica e ser examinado pelo médico, pode ser indicado a realização de exames complementares também como parte desse olhar atento e desse acompanhamento extremamente relevante.

Ressalto que STUI (sintomas do trato urinário inferior), que citei não são encontrados apenas na HPB (hiperplasia prostática benigna), podem estar relacionados a outros tipos de doenças do trato urinário.

Mediante o diagnóstico da HPB, buscando o melhor resultado existem alguns fatores que o urologista e o paciente poderão optar, o que poderá ser desde um simples acompanhamento, utilização de medicamentos ou até mesmo uma intervenção cirúrgica.

A boa notícia que trago é que os recursos da medicina ou a evolução tecnológica para esses tratamentos da HPB (hiperplasia prostática benigna), e consequentemente para a melhoria e manutenção da qualidade de vida tem sido amplamente evoluídos com respostas extremamente satisfatórias.

A hiperplasia benigna da próstata se assemelha a um abacate, onde o seu caroço seria o adenoma e a parte comestível seria a zona periférica e anterior da próstata.

Em uma comparação da próstata com uma laranja podemos dizer que tem também uma casca que seria a cápsula e os gomos” no seu interior que seriam os adenomas. São estes “gomos” que causam o aumento do volume da próstata.

E como a uretra passa pelo meio dos adenomas (“gomos”), é comprimida e estrangulada com esse crescimento.

Um desses recursos para o tratamento que foi e continua utilizado é a RTU da Próstata (Ressecção transuretral da próstata). Técnica utilizada há mais de 80 anos, com alguns avanços ao longo dos anos.

A RTU da próstata é realizada com um aparelho endoscópico que atravessa a uretra e faz uma espécie de raspagem das áreas aumentadas da glândula.

O paciente fica com a sonda por 2 a 3 dias e a retirada é na alta hospitalar. É normal sentir um pouco de dor e ter um sangramento leve após a retirada da sonda.

Porém, nesse tipo de cirurgia acontece apenas uma “raspagem” da próstata ou desses “gomos” e não uma retirada total, o que pode levar a uma nova cirurgia ao longo do tempo devido essa não retirada total ou a necessidade de utilização de medicamentos.

Outra técnica utilizada é a laparoscopia, uma cirurgia complexa, mais invasiva, demorada e com uma chance maior de sangramentos. São introduzidas pinças no abdome, em média em cinco perfurações. Através dessas pinças o cirurgião corta a bexiga ao meio para a retirada do adenoma. É necessário uma habilidade, controle e assertividade muito grande do cirurgião.

Essa técnica de laparoscopia foi evoluída e chegou-se à cirurgia robótica que já é totalmente precisa e minuciosa. O cirurgião no controle do robô consegue resultados indiscutivelmente melhores, com a destreza dos movimentos. Contudo para o tratamento cirúrgico da HPB a cirurgia robótica ainda é considerada “invasiva” podendo ainda não ser a melhor solução e não apresentar o melhor custo benefício para o tratamento cirúrgico da HPB.

CIRURGIA HoLEP

(Holmium Laser Enucleation of Prostate)

Quero destacar aqui o que considero como sendo a melhor e mais avançada solução para o tratamento da HPB (Hiperplasia Prostática Benigna) que é a cirurgia de HoLEP, padrão ouro, para realizar a cirurgia dos adenomas de próstatas que tenho utilizado com frequência e com resultados extraordinariamente eficientes para vários homens.

A HoLEP é uma cirurgia a laser de enucleação da próstata, minimamente invasiva, sem corte no abdome, sendo por via transuretral que tem sido muito superior a RTU da próstata, apesar da RTU também ser feita pela uretra.

Vários estudos e a prática comprovam essa superioridade da HoLEP em relação a RTU, a cirurgia laparoscópica e até mesmo podendo ser superior a robótica.

Essa cirurgia com laser de holmium chamada HoLEP é a solução ideal, pois permite remover completamente a parte da próstata obstrutiva (adenoma da próstata ou miolo da próstata) eliminando praticamente todo risco de uma nova cirurgia com o tempo.

O HoLEP separa os “gomos” da “casca” em comparação com a laranja, removendo todo esse volume ou esses “gomos”.

img-cirurgia
ilustracao-cirurgia-holep-mobile

A cirurgia é extremamente eficaz e minuciosa sendo realizada centímetro a centímetro sob visão no monitor do vídeo.

O holmium laser é pouco agressivo aos tecidos, incapaz de lesar os nervos responsáveis pela ereção, que passam do lado externo da cápsula prostática, não afetando a ereção do paciente.

Outros grandes benefícios do HOLEP em relação a RTU e as demais técnicas que destaco são:

  • Menos invasiva
  • Menor tempo de internação
  • Melhor pós operatório
  • Menor sangramento
  • Menor tempo de uso de sonda
  • Podem ser utilizados por pacientes que usam anticoagulantes
  • Melhoras dos sintomas prostáticos
  • Melhora no fluxo urinário
  • Maior queda do PSA
  • Melhora evidente da qualidade de vida do paciente

Por fim, a enucleação prostática por laser HoLEP é o tratamento de excelência ou a melhor opção para o tratamento da HPB (hiperplasia prostática benigna) de qualquer tamanho de próstata, e com altíssimo grau de segurança, eficácia e recuperação para qualquer homem, ainda que tenha outros problemas de saúde.

Todavia um fator fundamental para o sucesso do HoLEP está no conhecimento, domínio técnico, habilidade e experiência do cirurgião.

Estudos mostram que praticar exercícios físicos regulares, moderados e intensos contribuem muito para a redução da possibilidade do desenvolvimento da HPB (hiperplasia prostática benigna) em aproximadamente 25% quando comparados aos homens sedentários.

Nesse caso então a mudança nos hábitos de vida pode impactar positivamente na HPB e na qualidade de vida dos homens.

Outra orientação extremamente importante para a eficácia do tratamento é o acompanhamento contínuo com o urologista, pois qualquer diagnóstico precoce favorece muito o tratamento e evita o surgimento de sequelas irreversíveis.

Cirurgia Robótica

dr-frederico-xavier-cirurgia-robotica-1
dr-frederico-xavier-cirurgia-robotica-2

Outra boa notícia sobre os melhores, mais modernos e mais avançados recursos para o tratamento da próstata é a cirurgia robótica. Uma das principais indicações é para o tratamento de câncer de próstata (CaP).

Devido a relevância da doença quero explicar um pouquinho do CaP. Depois do câncer de pele o câncer de próstata (Cap) é a neoplasia mais frequente nos homens.

Existem alguns fatores de risco para o câncer de próstata (CaP), o principal é a idade, o que normalmente acometem os homens a partir de 65 anos, sendo mais prevalecente na raça afrodescendentes, o sedentarismo, a obesidade e o histórico de parentes de primeiro grau com CaP.

Nos casos de Cap os pacientes podem ser assintomáticos, ou seja; podem não apresentar sintomas, por isso a necessidade de um acompanhamento com urologista.

A prostatectomia radical, é a retirada de toda a próstata e incluindo as vesículas seminais. É o principal tratamento para o câncer de próstata. É um dos procedimentos em que mais se utiliza robô.

E para a realização da prostatectomia, é realizada a cirurgia robótica, minimamente invasiva. Trata-se de uma cirurgia laparoscópica com pequenas incisões no abdome, com aproximadamente 0,5 centímetro. São introduzidas pinças cirúrgicas bem delicadas que são conectadas nos braços do robô, comandadas pelo cirurgião.

Permite ao cirurgião uma visão ampliada até 15 vezes e em três dimensões – 3D, o que mostra os detalhes anatômicos que jamais poderiam ser vistos em uma cirurgia aberta ou mesmo na cirurgia laparoscópica clássica.

A cirurgia é realizada pelo cirurgião e o robô é apenas um aliado do cirurgião e tem como função segurar a câmera e os instrumentos cirúrgicos para replicar seus movimentos com altíssima precisão, movimentando-se em 360 graus. Tem a capacidade de entrar em áreas estreitas e angulosas, que através de movimentos humanos em procedimentos convencionais não seriam possíveis.

Gosto sempre de ressaltar que quem opera o paciente é o cirurgião.

Vejam um pouquinho de uma cirurgia robótica que realizo.

Vários são os benefícios da cirurgia robótica:

  • Cirurgia mais precisa com máxima atenção aos detalhes
  • Incisões são bem menores que em procedimentos convencionais
  • Menor perda de sangue
  • Menor tempo de internação hospitalar
  • Rápida recuperação
  • Volta mais rápida do paciente a vida normal em poucos dias
  • Melhor eficácia e resultados
  • Contribui para a recuperação rápida da potência sexual
  • Favorece também a recuperação da continência urinária

Lembro que um médico com um olhar humanizado, competente, habilidoso, e com a preocupação de direcionamentos conforme as especificidades de cada paciente será imprescindível em todo o processo e consequentemente nos resultados da cirurgia robótica.

Conhecimento, preparo, foco, respeito, prática e total comprometimento são fundamentais.

A cirurgia robótica é um tratamento de ponta, seguro e eficiente aliado ao cuidado humanizado.

Lembro também que é possível sim viver sem a próstata e também ter uma excelente qualidade de vida, caso esse seja o melhor tratamento.